ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO
· Para conversar, fazer amizade, realizar atividades e tarefas é preciso saber os nomes das pessoas.
PROCEDIMENTO:
Em círculo, estabeleça conversa sobre a necessidade de iniciar o trabalho com os nomes dos alunos. (Ponto de partida para o trabalho sistemático de alfabetização).
· Vocês já se conhecem?
· Quais já se conhecem?
· Quem sabe o nome de algum colega?
Para podermos conversar, fazer amizade, realizar atividades e tarefa, é preciso saber os nomes das pessoas.
Apresentação:
Todos se apresentam.
Após apresentação como podemos fazer para se lembrar dos nomes dos colegas?
-registro escrito (crachás).
A) Distribuir os cartões.
b) Cada um escreverá seu nome bem grande na parte superior do modo que souber (alguns escrevem erradamente).
c) Naquele que não escreve corretamente, escrever abaixo da escrita que fez (letra de imprensa maiúscula). Não apague a escrita que ele fez.
d)Prender o crachá com fita adesiva (uso diário)
E)Atividade xerocopiada
Atividade:Memória de nomes
Cada aluno irá a lousa e fará um círculo com giz de cor em torno de seu nome.
Os que tem dificuldades, receberão ajuda através de pistas: letra inicial, final, tem tantas letras, etc.
f)Entregar tiras de cartolina com nome escrito em letra de imprensa maiúscula (colocar na carteira todos os dias, até que memorizem).
Atividade: Descubra o que falta
Escrever o nome de seis alunos na lousa .Ler apontando um a um.
Pedir que fechem os olhos e apague um dos nomes.
As crianças deverão dizer qual dos nomes foi apagado.
Atividade: Escrevendo com letras móveis
Usando letras móveis, montem e leiam seu nome e o de alguns colegas.
Atividade: Encontre seu nome
Distribuir tiras em branco. Cada um escreve seu nome e entrega para pessoa-comando.
Ela irá embaralhar e entregar uma tira para cada um com nome trocado.
A um sinal, deverão movimentar-se pela sala e encontrar o colega que está com seu nome.
Atividade: Temos algo em comum
Escreva 4 nomes na lousa. Sublinhe a primeira letra, a última letra, a primeira sílaba e a última sílaba.
Peça que venha alguns alunos e escreva seu nome embaixo, observando os critérios.
E: PAULO, FÁBIO, MÁRCIA, LUANA
Atividade: Bingo das letras do nome
Usando letras móveis ou cartões, escreva seu nome (deixar espaço entre uma letra e outra). De dentro de um saquinho vá sorteando e falando o nome de cada de cada letra. Os outros irão marcando as letras sorteadas que tiver no seu.
Ganha quem marcar todas as letras primeiro.
Atividade: Quebra cabeças de nomes
Confeccionar tiras de cartolinas com seus nomes.
Separe as letras com traços diferenciados.
Recorte,separando as letras.
Ex.: G>E)R(S/O/N
Trocar com os colegas e montar os quebra-cabeças.
Atividade: Bingo de nomes
Dobrar a folha de sulfite em três partes: na horizontal e na vertical,
formando nove divisões.
Em cada divisão escreva o nome de um amigo do cartaz .(Para jogar, escolha um nome do cartaz de cada vez e leia-o alto. Quem tiver o nome em sua cartela , marca com um marcador. Ganha o jogo quem primeiro fizer uma trinca na horizontal, vertical ou diagonal.
Atividade: Adivinhe meu número
Um aluno escolhe um cartão do monte, sem que os outros vejam.
Os outros devem adivinhar o número do cartão.
Poderá dar pistas: é maior, é menor, está entre, é maior que, é menor que.
O aluno que adivinhar qual é o número fica com o cartão.
Atividade: Procurando Números
Procurar no jornal ou revistas tudo que eles acham que é número.
Quando encontrarem um número, devem recortá-lo e colá-lo na folha. Ex:
-Figuras que mostrem onde usamos, ou para que usamos os números (placas de carros, números de casas, fotos de embalagens,...) o que muito auxilia na diferenciação de números e letras.
-O número que mostre a idade deles, o número de irmãos que têm, o número de dedos do pé, etc.
-Números de parlendas e trava-línguas.
-Brincadeiras de corda
Atividade: Inventando Cumprimentos
- Caminhar na sala ao ritmo da música. Ao sinal de palmas, cumprimentar o colega mais próximo. A cada sinal dado, o cumprimento será modificado.
- Observar nas próprias mãos se são ásperas ou macias, quentes ou frias, se os dedos são finos ou gordinhos, como são as linhas das mãos, se têm machucados, marcas, etc.
Em duplas, observar os itens anteriores.
Dar oportunidades de ir trocando de parceiros para que possam observar o maior número de semelhanças e diferenças percebidas.
Propor a brincadeira “cabra cega” para que,os de olhos vendados descubra que é o dono das mãos que irá tocar.
Ao descobrir troca-se de lugar com o colega até que todos tenham oportunidades de participar.
domingo, 22 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário